in

25ª Bienal do Livro – Cozinhando com Palavras

foto : divulgação

Cozinhando com Palavras destaca temas da gastronomia social, patrimonial e tendências atuais em edição amadurecida

Já consagrado, o Cozinhando com Palavras tem seu espaço reservado no universo literário. Nesta edição, toca em questões culturais como patrimônio, problemáticas sociais e de sustentabilidade e ganha, mais uma vez, destaque na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que acontece entre os dias 3 e 12 de agosto, é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Com a proposta de unir culinária, literatura e cultura, o Cozinhando chega à sua 5ª edição com uma programação rica, que reúne chefs e escritores brasileiros e internacionais atuantes em todos os importantes olhares que a gastronomia nos traz atualmente. De estrelados comandantes de cozinha renomadas às personalidades da TV, todos estão representados nesse caldeirão. Entre os nomes que realizam debates, degustações ou aulas-show, estão: Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Carolina Ferraz, Helena Rizzo, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e até o apresentador Zeca Camargo.

Um dos grandes destaques deste ano é o chef colombiano Juan Manuel Barrientos, um dos mais importantes nomes da cozinha da América Latina, com o destacado El Cielo com sedes em Medellin, Bogotá e Miami. Juan faz um trabalho inclusivo de capacitação de soldados feridos e guerrilheiros refugiados. Pela primeira vez no evento, ele prepara uma aula show, dia 4 de agosto, às 19h, na mesa A Cozinha da Paz.

“A gastronomia já está consolidada no cardápio do mundo editorial e este espaço vem celebrar e promover essa deliciosa harmonização. Queremos trazer discussões contemporâneas que se interrelacionam. E a gastronomia é a mesa ideal para essas conversas”, diz André Boccato, curador do espaço.

Para a jornalista Guta Chaves, coordenadora executiva do espaço, nesta edição, o Cozinhando com Palavras se alinha com muitas das questões sociais, econômicas e culturais latentes, sem perder a leveza que sempre foi uma de suas características.

Um conselho consultivo formado por profissionais da área gastronômica e cultural também foi criado, pela primeira vez, para trazer aos visitantes um espaço amadurecido com diferentes visões e olhares complementares. Fazem parte deste grupo, além do curador e da coordenação, a curadoria da CBL e os especialistas Breno Lerner, Enio Miranda, Fernanda Menegetti e Daniela Narciso.

foto : divulgação Bienal

Programação diversificada e atenta aos novos tempos

A gastronomia como patrimônio cultural e suas peculiaridades geográficas, por exemplo, estão representadas nas conversas com Thiago Castanho (Cozinha de Origem, 7/08, às 14h), Tereza Paim (O que é que a Bahia tem?, 7/8, às 19h), Morena Leite (Morena Leite e suas receitas brasileiras, 10/08, 10h) e Enio Miranda e Sylvio Rocha, da Academia Brasileira de Gastronomia (Indicação Geográfica no Brasil e a importância do paladar para a alimentação, 5/08, às 10h). Há ainda mesas sobre cidades criativas (uma inciativa da UNESCO) e o patrimônio gastronômico paulistano, que mostram como as cidades brasileiras se constroem, se firmam e se renovam por meio de sua alimentação.

Turismo e culinária também fazem parte da programação, com um bate-papo com o apresentador Zeca Camargo, que relata suas experencias gastronômicas em suas viagens (Sabores e Sensações, 8/8, às 14h). Esta edição da Bienal do Livro traz um país convidado de honra, que trará uma robusta delegação para conhecer o nosso mercado literário: Sharjah, nos Emirados Árabes. Por isso, o espaço não poderia deixar de contemplar um importante debate sobre a gastronomia local, com o especialista Breno Lerner e chefs convidados dos Emirados (Comendo nos Emirados, 6/08, às 19h).

Alimentação saudável e sustentável, além da preocupação com o desperdício de alimentos completam a grade do espaço. Quem acompanha a TV, a mesa Socorro, meu filho come mal (11/08, às 17h), com Gabriela Kapim, terá a oportunidade de ouvir mais sobre dicas para que toda a família se alimente melhor. Ainda, como em anos anteriores, ao longo das sessões, apresentações musicais relacionadas à comida serão realizadas, entre elas, uma sessão com o grupo musical Samba na Cozinha, dia 4/08, às 17hs.

Em breve, mais informações sobre a programação pelo www.bienaldolivrosp.com.br ou por nossas redes sociais.

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
03 a 12 de agosto de 2018
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / 02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br
Instagram: www.instagram.com/bienaldolivrosp/
Facebook: www.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter: twitter.com/bienaldolivrosp

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Loading…

0

Comments

0 comments