fbpx

A 2a. edição do Mappa d’Italia na Casa Santo Antônio Restaurante

Desta vez a região contemplada é a Toscana, com cardápio em 4 tempos de pratos típicos a R$ 115/pessoa.

“Sentimos que, como restaurante italiano na mais italiana cidade do Brasil, precisávamos ajudar a compartilhar a cultura e gastronomia da “Bota”, que é muito mais ampla e variada do que normalmente imaginamos”, conta Mateus Turner, um dos sócios do Casa Santo Antônio.

Seu parceiro no dia a dia do restaurante e também sommelier premiado do Casa, Bruno Taddeucci ficou a cargo de selecionar os vinhos que mais conversavam com os cardápios regionais do Mappa d’Italia.

A Toscana e as suas cozinhas

Segundo estudiosos é difícil estabelecer apenas um tipo de culinária para a região. Isso porque ela é bastante heterogênea e varia conforme costumes familiares, a geografia e a história. Assim eles preferem o termo “cozinhas toscanas”.

E nas “cozinhas toscanas” vemos a influência camponesa bem marcada: na simplicidade e no uso total de ingredientes (como o pão amanhecido e todas as partes de um animal). Mas também ouvimos ecos da culinária cortesã da época dos Medici, como o patê de fígado, o espinafre e o bacalhau salgado. Uma rixa antiga entre Pisa e Florença, ainda na Idade Média, rendeu o típico pão sem sal usado até hoje.

De todo modo, seja na costa ou no interior da Toscana é possível contar com ao menos 5 destes elementos à mesa, considerados fundamentais: o pão, o azeite extra-virgem, a carne (bovina ou de caça e os embutidos), feijões, grão de bico e vegetais… e o vinho! Não à toa, a região é o lar dos tintos do Chianti, do Vin Santo, dos Brunellos de Montalcino e… dos Supertoscanos!

Menu Toscana

Mappa d’Italia – 2a. Edição

Data: 16 a 28/4

Almoço e Jantar

Antipasto

Panzanella
Salada de pão, tomate, pepino, cebola roxa, manjericão, rúcula e azeite

Primo Piatto

Pappardelle Sul Cinghiale
Massa fresca com ragù de javali

Secondo Piatto

Baccalà a Trancio e Mantecato, Cecina e Ceci Rifatti, Spinaci Saltati e Cremosi
Bacalhau assado e desfiado, Grão de Bico e Espinafre Salteado

Dessert

Cantuccini con Il Gelato Al Pistacchio
Biscoitos de Amêndoa com Sorvete de Pistache

PREÇO: R$ 115/pessoa*
(* não inclui bebidas, valet e serviço – opcional)

Casa Santo Antônio Restaurante
Endereço: Av. João Carlos da Silva Borges, 764 – Granja Julieta, São Paulo
Facebook:
CasaSantoAntonioRestaurante
Instagram:
CasaSantoAntonio

Foto destaque: reprodução
Fonte: assessoria

Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Deixe o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: