fbpx

A Páscoa acabou, mas seus chocolates ainda não?

Aproveite para testar algumas possibilidades de harmonização com cerveja!
Foto do site Comer, Beber ,Harmonizar

A versatilidade da cerveja, esse fermentado tão adorado, a torna uma parceria e tanto para acompanhar refeições.  Existem cerca 150 estilos e é claro que as sobremesas e chocolates, tem cervejas para chamarem de suas!

A harmonização acontece quando há equilíbrio de intensidades, para as versões mais leves, pratos mais suaves, e vice versa. A ideia é que juntos, bebida e alimento, sejam ainda melhores do que quando consumidos sozinhos. Dá para dizer que os sabores e aromas podem ser combinados de três maneiras: por semelhança, contraste e complementação.  E não necessariamente, uma elimina a outra, elas podem e devem acontecer simultaneamente.

No primeiro caso, da harmonização por semelhança, a proposta é unir notas parecidas, traços comuns à cerveja e comida. Chocolates e cervejas escuras, elaboradas com malte torrado que trazem notas que remetem a cacau e chocolate, por exemplo, formam duplas incríveis e o resultado, deixa até quem torce o nariz para a ideia, com água na boca.

Já a harmonização por contraste, como diz o nome, aposta em interações que enfatizem, atenuem ou cortem certas caraterísticas, da bebida e do alimento. O teor alcoólico, a carbonatação e acidez são elementos que ajudam a limpar o palato, tanto o dulçor como a untuosidade do alimento, deixando aquela vontade de mais uma mordida e mais um gole.

Por fim, a complementação, aposta em combinações já conhecidas pelo sucesso ou que tenham características semelhantes e evidenciem ainda mais determinado aroma e sabor, por exemplo, combinar uma cerveja com adição de goiaba a uma cheese cake com calda de goiaba, ou então, uma Fruit beer, que leva cereja e framboesa, com um bolo de chocolate amargo e calda de frutas vermelhas.

Harmonizar é a união de dois prazeres, comer e beber e além de levar em conta características dos alimentos e tipo de cerveja é algo extremante empírico, precisa testar mesmo!

Entre os estilos que gosto muito de aliar à cerveja, além de Stouts, Porters e Baltic Porters, as ácidas como Kriek e Berliner Weisse, além das Fruit beers, “fazem miséria” ao lado do doce certo!

Agora é colocar a mão na massa, testar e escolher a sua combinação predileta!

Deixe o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: