fbpx

Beaujolais Nouveau 2019

Já ouviu falar do vinho Beaujolais Nouveau? E do dia internacional do Beaujolais Nouveau?

O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva Gamay plantada exclusivamente nos vinhedos dentro das denominações Beaujolais e Beaujolais-Villages, na Borgonha, França.

É uma uva relativamente parecida com a Pinot Noir por ter uma acidez elevada e pouco tanino, logo, pouca cor. Produz vinhos leves e bastante perfumados. Na Borgonha, a uva é plantada desde o século 14, sendo a única permitida na produção do Beaujolais Nouveau.

O vinho é produzido através de um processo específico chamado ‘maceração carbônica’. O resultado são vinhos leves e cheios de fruta. Não são vinhos complexos e nem feitos para envelhecer, mas sim para serem consumidos logo após seu lançamento.

Historicamente, o Beaujolais sempre foi feito como vin de l’année para comemorar o fim da colheita. A colheita na França ocorre no meio do ano e o vinho já era lançado no final do mesmo ano.

Com o objetivo de desovar o estoque desse vinho – já que ele não deve ser guardado para um consumo tardio – criou-se o dia de lançamento do Beaujolais Nouveau em 1951. Esse dia era o 15 de novembro, mas em 1985 a data foi alterada para a terceira 5ª-f de novembro.

Atualmente, o lançamento do Beaujolais Nouveau é comemorado com uma grande festa ao redor do mundo. Um verdadeiro acontecimento, pois o lançamento oficial é mundial e o vinho é bebido simultaneamente em diferentes países. Em 2019 será no dia 21 de novembro.

Por aqui, muitas importadoras antecipam suas compras para garantir que os consumidores brasileiros também tenham suas garrafas prontas para beber no dia do lançamento.

E aí, ficou interessado? É só procurar na internet e correr para garantir suas garrafas! E aproveite para harmonizá-lo com atum ou salmão selados, risoto de funghi ou pratos com presunto parma ou outros embutidos.

The following two tabs change content below.

Claudia Melo

Latest posts by Claudia Melo (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: