fbpx

Choux, Carolinas, Éclair, difícil?

Já ouviu falar de massa choux, não? Mas com certeza já ouviu falar de carolinas com doce de leite e chocolate em cima certo? Principalmente em padarias.

Uma massa simples de fazer, mas que envolve técnica, aquele pulo do gato, sabe? Nós somos adeptos da cozinha sem conservantes, daquele frescor da produção caseira e por isso nós iremos passar uma receita da choux que você poderá fazer na sua cozinha de casa. Vamos lá!

Ingredientes

150 gramas de farinha

1 colher de chá de sal

15 gramas de açúcar

100 gramas de manteiga sem sal

250 ml de água

4 ovos batidos

Modo de Preparo

Aqueça a água, o sal, o açúcar e a manteiga levemente até a manteiga derreter. Aumente o fogo e deixe ferver.

Junte toda a farinha e mexa até formar uma pasta que solta do fundo da panela.

Coloque na batedeira, use o batedor folha e deixe bater por uns 5 minutos até tirar aquele vapor quente, para não cozinhar os ovos.

Depois coloque os ovos 1 a 1, aqui que está o pulo de gato, colocamos na receita 4 ovos, mas tudo depende do tamanho do seu ovo, você precisa sentir a massa, coloque o quarto ovo, bata até misturar e desligue veja se a massa está lisa e brilhante, e ao levantar o batedor folha, precisa cair como uma fita, senão acontecer coloque o outro ovo e bata novamente e veja o ponto fita.

Agora a massa está pronta. Coloque no saco de confeiteiro, forme bolinhas e asse no forno a 220º por volta de 10 a 15 minutos ou até ficarem douradas e secarem por dentro.

Dica:

Recheie a choux com creme de leite fresco batido 250ml  com açúcar de confeiteiro (30 a 40 gramas), podendo aromatizar com com extrato de baunilha, ou chocolate em pó.

Ou com doce de leite, pode ser aquele que você cozinha em panela de pressão, espera esfriar, recheie e por cima derreta um chocolate meio amargo de sua preferência e banhe ele.

Choux recheada com creme de leite fresco batido

As fotos são dos nossos alunos teens na Fantástica Patisserie

Mande as fotos da sua produção queremos ver \o/

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: