in ,

Clube do Malte: cervejas envelhecidas em madeira é tendência no mercado brasileiro

O clube oferece diferentes opções de cervejas envelhecidas em barril de madeira

Foto: divulgação
A técnica está sendo adotada por diversas cervejarias nacionais e já é tendência no mercado brasileiro. Elas podem ter diferentes bases, ou seja, não existe um único estilo de cerveja que possa ser produzido dessa forma.
Costumam ser complexas, de sabor intenso e trazem interessantes aspectos da madeira para o nosso paladar. Entre as mais comuns estão as Porters, Stouts, Barleywines, Saisons e Sours.
O grande diferencial das Wood and Barrel Aged é justamente o fato de elas passarem o tempo de maturação em contato com a madeira com o objetivo de extrair características desse material.
As Barrel Aged Beers são feitas através da moda antiga, dentro de um barril. Já as Wood Aged Beers recebem a adição de lascas da madeira no tanque de maturação.
O mais interessante é que o cervejeiro pode surpreender os amantes da bebida utilizando diferentes tipos, como carvalho, amburana, ou ainda utilizar barris que já receberam outras bebidas, como uísque, vinho e rum.
O Clube do malte dá algumas dicas de Rótulos Wood and Barrel Aged Beers:
Amburana Lager – Way Beer – Quem disse que cervejas de baixa fermentação não combinam com maturação em madeira? A Amburana Lager, da Way, provou que essa união dá muito certo. O resultado foi uma lager encorpada e com notas amadeiradas de amburana no aroma e paladar.
Saison au Vin – Tupiniquim – A Tupiniquim vem criando ótimos rótulos na sua série “Barrel Aged”. A Saison Au Vin foi envelhecida em barris de vinho do Porto e é uma cerveja condimentada, com notas de vinho, frutas e acidez na medida certa.
4 Blés – Bodebrown – A cervejaria curitibana Bodebrown também é famosa por realizar experiências com madeira. A 4 Blés é uma Dark Strong Ale produzida com 4 tipos de trigo diferentes e possui damascos, tâmaras e chips de carvalho em sua composição. Corre para garantir a sua porque só existem 1.654 garrafas numeradas.
KBS – Founders – Essa Imperial Stout é um clássico da Founders e uma das poucas a conquistar nota 100 no Ratebeer. Ela é envelhecida durante um ano em barril de Bourbon, tem adição de baunilha e café, tudo isso dentro de 12,4% de teor alcoólico.
Clube do Malte
Site: 
clubedomalte.com.br
Facebook: /clubedomalteonline
Instagram: @clubedomalte
Foto destaque: divulgação

Escrito por Jheine Rosa

Publicitária, produtora de eventos, modelo plus size, entusiasta cervejeira, apreciadora de bons drinks, avessa à cebola e comidas de texturas questionáveis.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments