fbpx

Copo sujo: a treva do serviço de cerveja

O modelo de taça/copo ideal para cada estilo tem o seu valor para a degustação, mas não se esqueça: ele precisar estar limpo!

Beber cerveja é um costume que não exige requintes, tem a simplicidade em sua essência, mas tem também alguns fatores, como o tipo de copo indicado para cada estilo, que tornam a experiência ainda mais rica. Não é à toa que os belgas levantam a bandeira: cada cerveja no seu copo. Agora, eu te pergunto: adianta servir aquela cerveja trapista, uma beldade que cruza o oceano e chega até sua mão cheia de história e tradição, num Goblet mal lavado?

Os resíduos de sabão ou detergente, gordura, que muitas vezes vem da bucha, ou até mesmo marquinhas de batom, afetam a estabilidade da espuma, que é a responsável por criar um bloqueio entre o líquido e o ar, a ajuda a manter temperatura estável e segura os conjuntos de aroma e sabor. Outra função da espuma da cerveja é a capacidade de impedir que a cerveja tenha contato com o oxigênio.

 Os copos precisam ser como a água: sem odor, afinal, imagina degustar uma Double IPA delícia num pint com cheiro de pano molhado, ovo ou peixe? Ninguém merece! Compromete a cerveja que chegou perfeitinha. Baita desgosto para quem fez a cerveja e claro, para quem bebe!

Mas como identificar se o copo está sujo?

Observe como as bolhas se comportam! Se elas “grudarem” na parede do copo, bingo! A sujeira (resíduos ou óleos no recipiente) forma pequenas asperezas na superfície interna do copo, que permitem que as borbulhas tenham um lugar onde se agarrar durante sua ascensão. Essas saliências imperceptíveis contribuem, por sua vez, para a formação de novas borbulhas, que continuarão o mesmo processo. Esse mesmo mecanismo fará com que a espuma desapareça mais rapidamente.

foto reprodução facebook Sommelier da Depressão

Há algum tempo, a Miller Coors publicou um vídeo, destinado aos profissionais do setor, com dicas para higienizar corretamente os copos e garantir que a clientela desfrute chopes e cervejas de forma plena.

Dica, para quem quer curtir boa cerveja em copos limpos, no conforto do lar: tenha duas buchas para lavar a louça (de cores diferentes, para evitar vacilos). Deixe uma exclusivamente para os copos e se possível, opte pela bucha sem lado áspero. Lembre-se: mantenha-as em recipiente higienizado e troque-as com frequência.

“Respeita” as brejas e a limpeza!

Ein prosit!

Deixe o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: