fbpx

Curso “A versatilidade gastronômica do Pirarucu”, no Senac Copacabana

Evento gratuito será realizado no dia 4

O Senac Copacabana irá realizar um evento com curso e mostra fotográfica sobre um dos peixes de água doce mais importantes da região amazônica, porém, pouco conhecido no Sudeste: o pirarucu.

Conhecido como uma das espécies de maior aproveitamento – podendo ser utilizado da cauda à cabeça – o peixe por chegar a três metros de comprimento e 200 quilos.

Chamado de “A Versatilidade Gastronômica do Pirarucu”, o evento é mostrar as possibilidades de aproveitamento e o preparo de diferentes pratos com o peixe, divida em três partes: o lombo (parte mais magra e firme), barriga (similar à do porco, com teor de gordura saudável) e o filé (mais vascularizada e macia, apesar de firme).

Além da carne, outras partes do peixe também são aproveitadas: as escamas são transformadas em enfeites ou lixas de unhas, as espinhas e a estrutura óssea da língua podem ser utilizadas para ralar guaraná ou pequenas peças de madeira ou triturada e misturada com casca de guaraná e água para preparar remédios.

As aulas são ministradas pelos chefs embaixadores do Senac RJ, Frédéric Monnier e Teresa Corção, esta presidente do Instituto Maniva, parceiro do projeto.

Serviço:
– Curso em 4 de dezembro.
– Inscrições neste site.

Senac Copacabana
Endereço:
Rua Pompeu Loureiro, 45 – Copacabana – Rio de Janeiro.
Site: Senac Copacabana
Facebook: Senac RJ
Instagram: @senac_rj

Foto destaque: Bernardo Oliveira
Fonte: assessoria

The following two tabs change content below.

Carla Jarola

Jornalista, fã de gastronomia, música, cinema e literatura. E beatlemaníaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: