in ,

Dicas de harmonização para a ceia de Natal por Isaac Moura

Sommelier do Verbena, localizado no Hotel Transamerica São Paulo

Para muitos, além da união em família, também é a data ideal para combinar o que há de melhor na gastronomia típica das festas com vinhos e espumantes. E é nesse momento que essa tal harmonização pode despertar dúvidas. Por isso, o sommelier do Hotel Transamerica São Paulo, Isaac Moura, preparou algumas dicas que vão surpreender e levar a qualidade da adega do restaurante Verbena para sua casa.

Frango/Peru
Um peito de frango preparado de diferentes maneiras pode oferecer um grande leque de combinações. Quando cozido, é um prato suave e delicado, e pede o acompanhamento de vinhos brancos e elegantes, como o Sauvignon Blanc. Uma sugestão do sommelier é o chileno Amayna Uva Sauvignon Blanc. Já o peru, uma das carnes mais clássica das refeições de Natal precisa de um acompanhamento que não roube seu brilho e que acentue seu sabor. A ave assada pede uma bebida curinga, com notas frutadas e adocicadas como o Pinot Noir.

Porco
As carnes de porco são carnes leves, geralmente classificadas como rosadas, que harmonizam tanto com vinhos brancos quanto com tintos leves. Uma boa pedida, segundo Isaac Moura, é harmonizar com vinho branco argentino Alamos Uva Chardonnay. Os amantes de embutidos também podem se deliciar ao combinar presuntos, salsichões defumados e salsichas ao lado de um belo exemplar de Malbec, como é o caso de outro argentino, o vinho tinto Angelica Malbec.

Peixes
Pratos preparados com peixe costumam ser mais leves. Por isso, é comum que a harmonização tenda a puxar para o suave vinho branco, como o Cono sur bicicleta Uva Gewurztraminer. Outros crustáceos, como lagosta, camarão e lagostim conduzem bem o paladar com molhos e vinhos brancos, como um Chardonnay passado por madeira.

Além das combinações, o sommelier dá dicas de outras bebidas que não podem faltar nas comemorações de final de ano: destaque para os espumantes Chandon BrutChandon Rose e Moet&Chandon Imperial Rose Brut. Entre os tintos, Moura indica o chileno Adobe reserva Uva Carmenere Orgânico e o italiano Chianti Gentilesco Uva Sangiovese. Todos os vinhos e espumantes fazem parte da carta do restaurante Verbena, localizado no Hotel Transamerica São Paulo.

Hotel Transamerica São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 18.591 – Vila Almeida, São Paulo, SP
Site: transamerica.com.br/saopaulo/
Instagram: @transamericasp
Facebook: /HotelTransamericaSaoPaulo

Foto destaque: @gastronominho
Fonte: divulgação

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments