fbpx

Donuts ou Doughnut: A febre deste doce está de volta! Parte 2

Depois de tanta história, e se você tem preguiça de conhecer novos lugares ou simplesmente quer economizar, saiba que você pode ser o chef confeiteiro e produzir estas belezinhas na sua cozinha.

Nada de reinventar a roda, adaptamos uma receita americana, e depois de alguns testes (sim, erramos algumas vezes, pois a receita original não tem o “pulo do gato”), vamos ensinar a você o passo a passo de como fazer seus próprios donuts.

Vamos fazer?

Antes de começar a fazer a receita, note que o padrão é americano para as medidas, por isso é importante vocês terem como auxílio medidores ou copos medidores. Caso em sua cidade não tenha estes medidores, você pode fazer a conversão das medidas em gramas (se você não sabe fazer a conversão, orientamos a fazer uma busca na internet, pois já existem sites que tem a tabela pronta para conversão) e com o auxílio de uma balança digital de cozinha, terás a precisão exata. Pode fazer que não vai ter erro!!!

E, se por acaso não tem acesso a balança, nem aos medidores, use um simples copo tipo americano e colher de sopa e chá que já é o suficiente, rs

Receita

1 xícara de chá e ¼ de leite;

2 colheres de chá e ¼ de fermento seco ativo (não é o fermento branco);

2 ovos inteiros;

8 colheres (equivalente a 115 gramas) de sopa de manteiga derretida sem sal, e posteriormente resfriada (aqui pode usar manteiga em temperatura ambiente);

¼ xícara de chá de açúcar refinado (tentamos usar açúcar cristal para esta receita, e não ficou legal, sugerimos usar o refinado);

1 colher de chá de sal;

4 xícaras de chá e ¼ de farinha de trigo (caso queira, pode peneirar);

2/4 de óleo neutro (o que você preferir, em casa usamos o olho de canola, mas pode usar o de soja, milho, o que preferir) para fritar.

Preparação:

Passo 1

Aqueça o leite, tanto em uma panela como em um micro-ondas (se for o micro, aqueça de 30 a 30 segundos) até que esteja morno, ou seja, não é quente. Em uma tigela grande, misture o leite com o açúcar, mexa, depois acrescente o fermento. Mexa levemente e deixe descansar até a mistura ficar espumosa (cerca de cinco a dez minutos, se não houver a espuma, sinal que o fermento está velho).

Passo 2

Com uma batedeira bata os ovos, a manteiga, o sal. Acrescente a mistura do fermento. Adicione a metade da farinha e misture; em seguida acrescentar o restante da farinha até que a massa se afaste das laterais do bowl (pode demorar entre 5 a 10 minutos). Se a massa ficar muito úmida, acrescente um pouco mais de farinha. Unte uma tigela com um pouco de óleo. Transfira a massa para esse bowl e deixa descansar em temperatura ambiente por 1 hora.

Passo 3

Vire a massa sob uma superfície bem enfarinhada e abra com uma espessura de 1,5 a 2cm (sugiro deixar ela um pouco mais alta, entre 2 a 3 cm), corte os donuts utilizando um aro, ou cortador de biscoito (aqui se preferir use a boca de um copo largo ou pote). Cuidado para não mexer tanto na massa.

Passo 4

Coloque os donuts em duas assadeiras enfarinhadas para que haja bastante espaço entre cada uma. Cubra com uma toalha de cozinha e deixe crescer em um local quente (isso faz a diferença) por cerca de 45 minutos (se quiser pode deixar até 1 hora).

Passo 5

Cerca de 15 minutos antes de finalizar o processo de fermentação da massa, aqueça uma panela com óleo.

Passo 6

Adicione cuidadosamente os donuts a panela, quando o fundo estiver dourado, com o auxílio de uma escumadeira, vire – o e conte 45 segundos a 1 minuto para virar. Donuts em formato de rosca tendem a dourar mais rápido.

Passo 7

Se você tiver uma grelha ou grade para deixar escorrer todo óleo, ajudará, depois seque bem com o auxílio do papel toalha, seque bem os dunuts. Depois de esfriar, deixa a sua criatividade brilhar com os recheios e coberturas, você decide os sabores, como geleias, glaceado no açúcar, brigadeiro, ganaches, cremes, confeitos, uma infinidade de sabores, aromas e texturas.

Rendimento da receita: Conseguimos fazer 15 donuts com esta receita, no tamanho normal, mas tudo vai depender do corte que fizer na massa.

Custo: depende do supermercado, a marca dos ingredientes, mas como a massa é bem básica, gastamos em torno de R$ 36,00

Esperamos que tenha curtido a receita, e nos mande dúvidas, sugestões, fotos dos donuts que vocês fizerem, compartilhem a receita, o blog, o canal e nos sigas nas nossas mídias. Até breve.

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: