fbpx

Festival da Monção em São Roque

Evento típico da cultura portuguesa acontece hoje e amanhã

A Vila Don Patto, localizada na cidade de São Roque, terá hoje e amanhã o Festival da Monção, com pratos típicos, vinhos, artesanato e músicas da cultura portuguesa.

A inspiração para o evento é a Feira da Foda, criada na cidade portuguesa de Monção e que tem este nome porque os habitantes de um vilarejo não tinham rebanhos, então iam às feiras para negociar animais.

Para que o gado tivesse boa aparência no evento, os criadores colocavam sal nos alimentos, fazendo com que os animais precisassem beber mais água e inchassem, dando a aparência de estrem mais gordos.

Quando os compradores abatiam os animais, descobriam o truque e diziam “que grande foda!”, gerando o nome do evento. Inclusive, o tradicional Cordeiro à Moda de Monção, servido no evento e com o animal assado em recipiente de barro, no forno à lenha, é conhecido por lá como “Foda à Monção”.

Do lado de cá do Atlântico, quem participar do evento poderá experimentar o mesmo prato, além de bolinhos de bacalhau, de alheira e o pastel de natas, além de levar para casa a taça personalizada do evento.

As comemorações irão acontecer na La Piazza Don Patto, o espaço destinado aos artesãos recém-inaugurados. A compra de comidas e bebidas no local será realizada por meio de tíquetes, que serão vendidos durante todo o evento.

Serviço – Festival de Monção:
Horário: das 10h às 22h de sábado e das 10h às 18h de domingo.
Dias 20 e 21 de abril.

Vila Don Patto
Endereço: Estrada do Vinho, Km 2.5 – São Roque.
Site: Vila Don Patto
Facebook: Vila Don Patto Restaurante
Instagram: @viladonpatto

Foto destaque: reprodução
Fonte: assessoria

The following two tabs change content below.

Carla Jarola

Jornalista, fã de gastronomia, música, cinema e literatura. E beatlemaníaca.

Latest posts by Carla Jarola (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: