in ,

Festival do Queijo Canastra acontece em SP

O evento acontece paralelamente ao 2º Festival de Bacon e Cerveja Artesanal

Nos próximos dias 10 e 11 de Novembro (sábado e domingo), acontecerá o 1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo.

“Dizem que queijo é coisa de mineiro, mas essa delícia tem conquistado cada vez mais fãs no Brasil todo, e já se consolidou como uma Paixão Paulistana. Além dos chamados queijos “tradicionais”, os artesanais produzidos na Serra da Canastra, em Minas Gerais “invadiram” São Paulo e têm conquistado os paladares mais exigentes. O evento apresentará queijos campeões, de sabor inigualável e que não podem mais faltar na nossa culinária”, destaca Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

A estrela do Festival é o Queijo Canastra, um tipo brasileiro de origem e produção em Minas Gerais, na região da Serra da Canastra há mais de duzentos anos. Ele é primo distante do queijo de São Jorge, de Açores, Portugal, e foi trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.

Em maio de 2008, esse queijo minas artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Seis anos antes, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) já havia concedido o título de Patrimônio Imaterial ao alimento. O queijo minas artesanal é o sustento de mais de 30 mil famílias em mais de 600 municípios do Estado.

A grande produção de queijo mineiro – cerca de 220 mil toneladas ao ano – ajuda o Brasil a manter o posto de 6º maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade de todo o queijo consumido em solo nacional vem de Minas Gerais. Os freqüentadores do Festival terão a oportunidade de apreciar e adquirir variados tipos desta iguaria.

Cardápio irresistível

Além dos queijos “in natura”, como Canastra, Frei Rosário (maturado em caverna), grana pândano, brie, camembert, santo casamenteiro, azul de minas, queijo de cabra e recheado com requeijão; e os queijos Trem Bom de Minas, haverá opções variadas e saborosas com o saboroso ingrediente, como: macarrão no queijo cremoso, cupcake de queijo canastra e bacon, brigadeiro de queijo, bolo especial de bacon com buttercream de queijo e pastéis de bacon com queijo, entre outros. Ainda no cardápio: crispys de bacon com chocolate belga, brigadeiro de bacon, lanche de costela desfiada e de fraldinha desfiada, espeto de churrasco (carne, frango, queijo coalho, coração e medalhão com bacon), hambúrgueres com queijo canastra, lanche de pernil e linguiça, pasteis de sabores variados (incluindo o especial de queijo com bacon), croquete de costela, escondidinhos variados (incluindo de costela e de queijo canastra), batata rosti, porções (onion rings, batatas), massas e frango ao estilo americano, tortas salgadas, paella caipira, sanduíche buraco quente, tapas e pinxton. E tem mais: embutidos como presunto parma, salame, copa, panceta, lombo e linguiça, tudo artesanal com SIF e molho de pimenta. Na parte de doces: bolos confeitados, bolos, tortas, canolli, brigadeiros gourmet (destaque para os de queijo e goiabada com queijo), churros assados, pão de mel, biscoitinhos, doces de minas, mini tortinhas, cheesecake, brownie, delícia de abacaxi, slice cake, bolo bombom, cupcake e raspadinha entre outros. Para beber, o Chopp Nuremberg, o Beer Truck do Veloso, a Cervejaria Camilos, a Cervejaria Mundo (Villa Alemã e Providência) e a Cervejaria DNA, além de vinhos, suco de uva, refrigerantes e água.

1º Festival do Queijo Canastra de São Paulo
Link:
 https://www.facebook.com/events/370342826704063/
Data: 10 e 11 de Novembro (sábado e domingo)
Horário: 12h às 19
Local:
 Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa. Local amplo, seguro e coberto.

Foto destaque: divulgação

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments