in ,

Gastronomia e música colorem a primavera no Vale do Café

Menus de origem africana, indígena e italiana são acompanhados pela presença de artistas

foto: Valeria Martins

Gastronomia inspirada nas culturas africanas e indígenas, menu italiano com insumos orgânicos, todos harmonizados com boa música e natureza. É o que o visitante do Vale do Café, sul do Rio, irá encontrar durante o feriado de 7 de setembro com o evento FLOR Atlântica, em Vassouras e Paulo de Frontin, e na Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí.

FLOR Atlântica, com programação de 6 a 9 de setembro, une diferentes linguagens, culturas e áreas do conhecimento para abordar a natureza, com grande parte dos eventos acontecendo no Uaná Etê Jardim Ecológico, em Paulo de Frontin, um paraíso eco-cultural aberto à visitação permanente. Além de programação musical, com apresentação de Zé Renato (Boca Livre)Elba Ramalho,  exposições e palestras sobre natureza com Claudia GasparEliane Xavier, entre outros, FLOR terá momentos dedicados a gastronomia com o chamado “FLOR Gourmet”, que mescla a boa comida, inspirada em flores, em noite conduzida por um artista convidado.

Dia 7, sexta-feira, às 20h, no Hotel Santa Amália, em Vassouras, o jantar com culinária africana será elaborado pela cantora Nilze Carvalho, que irá eternizar o momento com músicas de Cartola, Noel Rosa e Gonzaguinha.

Na noite seguinte, também às 20h, no Uaná Etê Jardim Ecológico, será a vez do músico e apresentador Charles Gavin (ex-Titãs) falar sobre a natureza na música brasileira, com cardápio inspirado na cultura indígena, preparado pela mestre em cultura Awaeté, Matuja Assurini.

O fim de semana será igualmente enriquecedor e saboroso na Fazenda Alliança Agroecológica, comandado pelo italiano Bruno Donati, que como bom romano, é apreciador da boa cozinha italiana.  A vivência pela fazenda inclui passeios pelas trilhas, visita à horta orgânicacolheita e observação da criação de búfalas orgânicas, que são atraídas ao ouvir o canto do anfitrião: além de cozinhar Bruno é também cantor lírico nas horas vagas! Os ingredientes da fazenda serão as estrelas das receitas do Bruno, refeições que compõe uma programação com filme, conversas, apreciação do céu… uma experiência visual, sensorial, gastronômica e cultural proporcionando um mergulho na cultura italiana.

FLOR ATLÂNTICA 2018: “ÁGUA, ESPELHO DO CÉU”

Festival da Primavera do Sul do Rio
De 6 a 9 de setembro de 2018
Programação no centro de Vassouras e no Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, RJ.
www.facebook.com/floratlanticarj

“FLOR GOURMET” AFRO FLORAL
Jantar Concerto com culinária africana e flores conduzido por Nilze Carvalho que canta pérolas de Cartola, Noel Rosa, Gonzaguinha e Zeca Pagodinho.
Dia 07/09, sexta-feira, 20h.
Local: Hotel Santa Amália (Vassouras)
Menu a R$80,00
Reservas: (24) 2471-1200 | (24) 98839-8728

“FLOR GOURMET” INDÍGENA FLORAL
Conversa de música com Charles Gavin, apresentador, músico, ex baterista dos Titãs sobre a natureza no vinil brasileiro e jantar com culinária awaeté e flores orientado por Matuja Assurini, mãe, cantora, ceramista, e mestra da cultura feminina dos awaetés.
Dia 08/09, sábado, 20h.
Local: Uaná Etê Jardim Ecológico (RJ 121, 2265 – Sacra Família, Engenheiro Paulo de Frontin)
Menu a R$ 80,00
Reservas: (24) 2468-1550 | (24) 98878-1550 (Whatsapp)

VIVÊNCIA MULTISENSORIAL NA FAZENDA
Vivência com o italiano Bruno Donati na Fazenda Alliança Agroecológica, que inclui caminhada, colheita na horta, preparação de alimentos, entre outras atividades.
7 a 9 de setembro de 2018.
www.fazendaallianca.com.br
Reservas: 21 99273-9602

Foto destaque: Livia Padua

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments