fbpx

[GULODICAS] Feiras Orgânicas em São Paulo

Saiba onde encontrar alimentos sem aditivos químicos na capital

Créditos: © Videovol – Fotolia.com

Nunca se falou tanto na importância de consumir produtos orgânicos. Cada vez mais em busca de uma alimentação saudável e natural, as pessoas tem reconhecido e valorizado esses alimentos não-modificados. E você, sabe tudo sobre eles?

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

POR QUE CONSUMIR ORGÂNICOS?

De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos podem causar a deterioraçãodos recursos naturais (solo, água, flora), além de poderem provocar intoxicação alimentar. Isso ocorre quando as substâncias são inseridas em excesso nos alimentos. Por isso, quanto mais natural for o que você consumir, melhor.

ONDE ENCONTRÁ-LOS EM SÃO PAULO?

O Guia da Semana listou feiras em São Paulo para encontrar produtos orgânicos, a variedade é grande! Os preços dos orgânicos podem ser um pouco mais altos, mas certamente compensam. Confira abaixo feiras onde encontrá-los: 

CONFIRA

A feira do Parque Burle Marx foi inaugurada em outubro de 2011, na zona sul, e foi a primeira feira da cidade a comercializar apenas produtos orgânicos. Os produtores vêm direto do cinturão verde de São Paulo para vender alimentos sem aditivos químicos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
(Créditos: Reprodução)

Endereço: Rua Dona Helena Pereira de Morais, 200 (COMO CHEGAR)

Telefone: (11) 3746-7631

A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera e tem estacionamento no local. O espaço conta com mais de 40 barracas com produtos que vão de frutas, legumes e verduras a alimentos processados. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
(Créditos: Reprodução)
Endereço: Rua Curitiba, 292  (COMO CHEGAR)
Nesta feira, tudo o que é vendido advém da agricultura biodinâmica, que assim como a orgânica, não utiliza agrotóxicos, herbicidas, sementes transgênicas, hormônios ou antibióticos. Além de oferecer à população produtos livres de agrotóxicos, há também o cuidado com o impacto ambiental. São ao todo 12 barracas que permanecem na rua São Benedito e a maioria dos produtos vem do interior da cidade e são mercadorias comuns das feiras livres convencionais como verduras, legumes, frutas, café, leite, queijo e até produtos amazônicos como castanha e açaí. Horário de funcionamento: quinta-feira, das 7h às 12h.
(Créditos: Reprodução)
Endereço: Rua São Benedito, Entre as ruas Américo Brasiliense e Alexandre Dumas  (COMO CHEGAR)
Telefone: (011) 3360-5168
A tradicional Feira do Pacaembu tem muita variedade e é excelente para comprar hortaliças, verduras, mel e mais. Ela acontece no próprio estacionamento do Estádio do Pacaembu às sextas. Horário de funcionamento: sexta, das 7h30 às 13h30.
(Créditos: Divulgação)
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº  (COMO CHEGAR)
A Feira de orgânicos do Mercado Municipal de São Paulo, localizada na Sé, acontece todo sábado das 7h às 13h. Entre os produtos encontram-se verduras, frutas, geleias, doces, laticínios e ovos. Os alimentos não possuem adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas e antibióticos. Sob a supervisão da prefeitura, o espaço, localizado no estacionamento administrativo do “Mercadão” – esquina das ruas da Cantareira e Comendador Assad Abdala – conta com 25 barracas. Os organizadores da feira informam que todos os alimentos possuem garantia de certificadoras, que comprovam a procedência dos produtos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
(Créditos: Reprodução)
Endereço: Rua da Cantareira, 306  (COMO CHEGAR)
Telefone: (11) 3228-0673
A Feira Orgânica Parque Previdência, localizada no Jardim Adhemar de Barros, acontece todos os sábados. Entre os produtos da feira encontram-se bebidas, frutas, ervas, temperos, grãos, hortaliças, laticínios, mel e pães. Os alimentos não possuem adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas e antibióticos Horário de funcionamento: sábado, o dia todo.
(Créditos: Reprodução)
Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88  (COMO CHEGAR)
Telefone: (11) 3721- 8951
Uma das maiores feiras de produtos orgânicos, a feira de produtos orgânicos promovida pela Associação de Agricultura Orgânica no Parque da Água Branca, Zona Oeste, está em seu 23º ano e abre às terças, sábados e domingos. São 45 barracas com frutas, legumes e hortaliças, tudo sem agrotóxicos e com o produtor presente para explicar a origem do que é vendido. Horário de funcionamento: terça, sábado e domingo, das 7h às 12h.
(Créditos: Divulgação)
Endereço: Avenida Prof. Francisco Matarazzo, 455, Zona Oeste  (COMO CHEGAR)
Telefone: (11) 3865-4131
The following two tabs change content below.
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: