in ,

Livro reúne menus harmonizados da Vinheria Percussi

Percussi Fatto a mano. O título expressa bem o espírito da casa

A Vinheria Percussi aposta, desde seus primórdios, na sequência clássica da mesa italiana, com uma sequência de 3 a 4 pratos por refeição. Em paralelo, o convite para a degustação de menus gastronômicos tem marcado sua história, quase sempre ressaltando um ingrediente e invariavelmente com grande ênfase na harmonização de vinhos. Esses menus, alguns já históricos, são agora apresentados ao leitor, tornando-se acessíveis para os cozinheiros entusiastas e amantes da boa mesa.

Com lançamento em 01 de outubro, o livro reúne 11 menus, que somam 46 receitas de Silvia Percussi, harmonizadas por Lamberto Percussi, irmãos e sócios no restaurante. O belo ensaio fotográfico de Antônio Rodrigues ressalta o cuidado na apresentação dos pratos e os ingredientes sempre muito bem selecionados. No texto assinado pela jornalista Chantal Brissac, fica patente uma história de amor à arte da enogastronomia, impregnada na origem do restaurante e da própria família Percussi.

“Foi com nossos menus gastronômicos que conseguimos da forma mais fiel e autêntica mostrar com arte, DNA e harmonizações o nosso background, aquilo que aprendemos, bebemos e comemos na mesa de casa com nossos pais e familiares,” relata Silvia.

A Vinheria Percussi abriu suas portas em 1987, sob o comando do casal Luciano Percussi e Maria Grazia, pais de Lamberto e Silvia. Amante de vinhos, Luciano aproveitou de sua experiência adquirida na Itália para dar vida à enoteca que se tornaria um ponto de referência e conhecimento do vinho em São Paulo. Mas logo o negócio passou para a direção dos filhos e se expandiu, e Lamberto assumiu não só a administração como tornou-se referência como sommelier. Sobre o modus operandi das harmonizações, que aparecem no livro por tipo de vinho a cada receita, ele comenta: “A regra é não ter regras! Acima de tudo, o vinho deve agradar, trazer prazer e alegria a quem o consome, independentemente de qualquer característica, procedência ou qualidade”.

foto: divulgação

Sobre os menus, estrelas do livro, reproduzimos abaixo um trecho do texto de Chantal Brissac, que dá dimensão de todos os cuidados e requintes envolvidos nessa trajetória vivida e contada à mesa:

“Ao longo das três décadas de vida, a Vinheria inovou também na forma de fazer encontros gastronômicos. Os contatos com produtores de vinho, dos mais renomados aos menores, verdadeiros achados em vilarejos da Itália e de países da América do Sul, ficaram mais frequentes. Terroirs únicos passaram a ser harmonizados com pratos especiais: era o início dos menus criados por Silvia e combinados com os vinhos escolhidos por Lamberto. Como as diferentes estações trazem temperos e ingredientes marcantes, as diferentes safras de vinhos também podem ser ajustadas a eles de forma magistral.

Tudo começou em 1998 com o Menu di Funghi, ingrediente adorado por Silvia e que rendeu depois um livro com cem receitas ditadas pela chef (Menu di Funghi, Ed. Olhares, 2013). Em 2002, a Vinheria serviu o primeiro Menu de Tartufi Bianchi – as trufas brancas –, nobre iguaria trazida da Itália para reinar no cardápio especial criado por Silvia Percussi.

Mas foi em 2011 que eles decidiram juntar as duas coisas e lançar o Menu di Funghi al Tartufo, com a variedade negra desta delícia, que é fruto do verão italiano e, portanto, mais delicada que sua irmã branca, nascida no inverno. Vieram em seguida outros festivais inesquecíveis, como o all’Uovo; o di Vino; o Bio, que segue a tendência mundial dos orgânicos; e o focado no mel, um dos mais inusitados, entre tantas outras ideias aderidas entusiasticamente pelos clientes.”

Lançamento 01/10
Livraria da Vila Jardins
Endereço: Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista, São Paulo SP
Horário: 18h30 às 22h

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments