fbpx

Marlene Fukushima ensina chawan mushi

O Curso acontece no domingo 7 de abril, das 8h às 13h

O Curso de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, ensina a preparar de maneira simples e fácil 6 receitas: chawan mushi (flan de ovos no vapor); costelinha de porco com molho de missô, gohan (arroz branco japonês),  tsukemono (conserva) de repolho com caqui; refogado de brócolis com ague (tofu frito); e de sobremesa, botamochi (mochi com cobertura de doce de feijão).

Os participantes não precisam ter experiência e, no final, ainda fazem um almoço de confraternização. Quando explica sobre o modo de preparo dos pratos, Marlene sempre contextualiza cada ingrediente dentro da cultura japonesa, o que acaba dando sentido à comida. Muitos ainda resgatam a memória afetiva, ao lembrar de pratos que eram feitos pelas mãe e avós.
Conheça os pratos do cardápioO chawan mushi é um pudim salgado no vapor, um flan de ovos (chawan quer dizer tigela pequena e mushi, cozido no vapor). É um prato tradicional que os japoneses preparam em casa. Mas, ao contrário da maioria dos pratos em que se usa hashi, o chawan mushi é apreciado com uma colher, pois tem uma consistência cremosa.

A costelinha de porco com molho de missô é bastante consumida pelos moradores da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, que tem uma cultura típica. Foi de lá que veio a maior quantidade de imigrantes ao Brasil. Por isso, o prato acabou se incorporando entre os pratos prediletos dos imigrantes de maneira geral.O tsukemono (conserva) de repolho com caqui oferece um sabor que os japoneses apreciam que é o equilíbrio e a mistura entre o salgado e o doce. O caqui ainda ajuda a dar uma cor mais avermelhada ao tsukemono.

O gohan (arroz japonês) costuma ser ensinado na maioria dos cursos e continua surpreendendo quem aprende a preparar com as dicas da Marlene, que também ensina como conservá-lo no freezer.A sobremesa é o tradicional botamochi, mochi com cobertura de anko (doce de feijão). É um doce caseiro que se consome no outono. 

Cardápio
– Chawan mushi (pudim salgado de ovos no vapor)
– Costelinha de porco com molho de missô
– Gohan (arroz branco japonês)- Tsukemono (conserva) de repolho com caqui
– Refogado de brócolis com ague (tofu frito)
– Botamochi (mochi com cobertura de doce de feijão)

Oficina de Comida Japonesa
Data:
7 de abril, domingo, das 8h às 13h
Endereço: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)
Valor: R$ 330,00 (inclui apostila, ingredientes, utensílios, um brinde especial e almoço de confraternização)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp: 11 97130-3335

Foto destaque: reprodução
Fonte: assessoria

Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Deixe o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: