in ,

Nutricionistas do GetNinjas falam sobre os benefícios de frutas e ensinam jeitos diferentes para o consumo

4 receitas com as frutas típicas do inverno brasileiro

É comum que no inverno ocorra descuido com a alimentação, já que a tendência é consumir alimentos com maior frequência para aquecer o corpo e nem sempre as opções são saudáveis. O consumo de alimentos calóricos aumenta e com isso a estação pode deixar quem se descuida com alguns quilinhos a mais. A boa notícia é que no Brasil existem diversas frutas típicas da estação e que podem ajudar a enganar a fome de forma mais saudável. Três nutricionistas que atendem pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, deram suas recomendações de frutas e receitas para incluir no cardápio do dia a dia.

Laranja, uva, tangerina, maçã, morango, carambola, kiwi, caqui, cajú e coco, são as frutas citadas pela nutricionista Clara Gameiro que alerta: “Algumas dessas frutas não ficam em safra o período total do inverno, então é interessante ficar atento a safra do mês.”

Além das citadas por Clara, a nutricionista Myleide Barbosa indica outras opções como tangerina Ponkan, mexerica, jabuticaba, maracujá azedo e doce, e no período final do inverno ainda temos o mamão formosa e a maçã fuji, recomenda a profissional.

Mas as dicas não param por aí, a nutricionista esportiva Barbara Ramirez conta os benefícios do caqui e do abacate e ensina duas receitas com as frutas. Confira:

foto : divulgação

Abacate
A fruta se tornou popular na alimentação saudável, já que ajuda a prevenir o envelhecimento, é antiinflamatória e além disso, reduz os níveis de glicose no sangue, diminuindo o estresse. Além de ser fonte de lipídio, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Também contribui de forma positiva no sistema digestivo, pois a gordura na forma de ácido oleico ajuda na redução de inflamações, do colesterol ruim e consequentemente diminui o risco de doenças cardíacas , como o AVC.

Brigadeiro fake
1 abacate
3 colheres de cacau em pó
3 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de mel

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir o ponto de brigadeiro.

Caqui 
A fruta auxilia na redução do colesterol e ajuda a diminuir a pressão arterial. O caqui possui também um bom teor de betacaroteno (provitamina A), que é indispensável à visão, além de conservar a saúde da pele, restaurar a imunidade e de ser um dos principais antioxidantes utilizados contra o envelhecimento. Outros nutrientes do caqui são o cálcio, fósforo, sódio e vitamina C, o seu consumo também auxilia na redução do colesterol, contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias e ajuda a diminuir a pressão arterial.

Iogurte com caqui
4 caquis rama forte
4 folhas de hortelã
Mel a gosto
2 copos de iogurte desnatado

Modo de preparo
Descasque e pique os caquis;
Coloque tudo em uma tigela e adicione a hortelã picada e o mel;
Amasse os pedaços de caqui com um garfo para que a fruta incorpore os sabores dos demais ingredientes e leve à geladeira durante uma hora;
Sirva o iogurte coberto com a geleia de caqui e decore com raminhos de hortelã.

foto : divulgação

Laranja
A nutricionista Clara, explicou quais são os benefícios da laranja, além de ensinar a receita de um bolo feito com a fruta e liberado para pessoas intolerantes ao glúten e a lactose. A laranja é rica em antioxidantes, que agem combatendo os radicais livres, possui vitamina C que melhora o sistema imunológico. Além disso, também possui vitamina A, vitaminas do complexo B, folato, potássio, magnésio, fósforo, cobre e fibras, que ajudam no controle glicêmico, diminuição dos níveis de colesterol e auxiliam no processo de emagrecimento.

Bolo Fit de Laranja
2 ovos orgânicos
1 xícara de açúcar demerara orgânico
1 xícara de suco de laranja
Casca de 1/2 laranja
1 colher sopa de óleo de coco
1 1/2 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de fécula de batata
1 colher sopa de fermento

Modo de preparo
Bata os ovos, açúcar e casca de laranja no liquidificador;
Acrescente o suco de laranja, óleo de coco e bata novamente;
Transfira para um recipiente e incorpore as farinhas misturando suavemente;
Adicione o fermento;
Separe uma forma e unte com óleo e farinha de arroz;
Adicione a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por meia hora ou até assar.

Morango
Já a nutricionista Myleide, fala sobre os benefícios do morango e traz uma receita para quem gosta de tomar sorvete, até no inverno. O morango é uma fruta pouco calórica, tem apenas 30 calorias em 100 gramas. Rica em vitamina C, K, folato, potássio, manganês e magnésio, além de ser fonte de fibras solúveis e insolúveis. O morango também contém fitonutrientes como os flavonóides, poderosos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e doenças degenerativas.

Sorvete de morango
1 xícara de chá de morangos congelados
1 xícara de chá de banana congelada
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de creme de leite light (opcional)
Adoçante (opcional)

Modo de preparo
Corte as bananas em fatias;
Adicione o suco de limão para elas não escurecerem;
Leve ao congelador até congelar, faça o mesmo com o morango, mas sem adicionar o limão;
Depois que estiverem congelados, bata tudo no liquidificador com os outros ingredientes até ficar homogêneo;
Sirva e guarde o restante em um pote no congelador.

Written by Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments