in ,

Parador Hampel completa 120 anos nesse ano

Parador Hampel intensifica revitalização da propriedade e prepara agenda gastronômica e cultural atrativa para 2019

Entregar experiências acolhedoras com simplicidade, aconchego e hospitalidade, preservando a natureza. Este é o objetivo do chef Marcos Livi, que tem trabalhado à exaustão na revitalização e modernização de uma das mais tradicionais hospedagens do Rio Grande do Sul: o Parador Hampel, que em 2019 completa 120 anos de existência.

Oportunidade singular para se orgulhar de alguns feitos, como a volta das cotias, dos bugios e dos jacus. O retorno da fauna ao convívio do espaço tem um porquê. Mais de 100 mudas nativas – que alimentam as espécies características deste bioma – já foram plantadas ao longo dos 21 hectares de mata nativa, num total de mil que estão previstas prelo proprietário.

Também há mata virgem, araucárias, xaxins, samambaias e nascentes. A água que nasce dentro da propriedade forma um enorme lago e cachoeiras. Duas delas, Oxum e Iansã, já estão com trilhas plenamente acessíveis, garantindo que hóspedes e turistas de todas as idades possam desfrutas e contemplar as belezas naturais deste paraíso. Estamos, com isso, pensando nas crianças, nos idosos, nos pets. Sim, nós somos petfriendly.

Uma enorme horta foi criada próximo ao estacionamento, além de uma ilha de PANC, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (que no futuro se tornará um labirinto). Duas farmácias vivas e a céu aberto que servirão, inclusive, de inspiração para as criações do chef, considerado hoje um dos maiores pesquisadores da cozinha do sul do Brasil.

Merece destaque também o serviço, aprimorado de forma frequente com o objetivo de seguir tendências mundiais de consumo mais descontraídas, longe dos rituais engessados de hotelaria. Promovemos um turismo simples, acolhedor, promovendo tudo o que as pessoas realmente precisam: paz, tranquilidade, boa gastronomia, além de uma equipe engajada e com muita vontade de atender.

Sem contar as melhorias de acesso à propriedade que marcou a infância de Livi. Estamos resgatando o traço alemão, o bom gosto dos antigos fundadores que se perdeu ao longo das décadas. Queremos que os hóspedes e turistas voltem a acessar o hotel pela frente, assim como faziam no século passado com as suas charretes.

O jardim externo, espaço localizado entre os prédios colonial (fundado pelos alemães) e de alvenaria (construído da década de 1960 por um grupo de famílias influentes de Porto Alegre) virou um espaço disputado de convivência e food Market a céu aberto. Seis grandes nichos com cadeiras, pallets, fogueiras, além de mesas, placas criativas, cordões de luz e artefatos de ferro garantem beleza cênica a todos aqueles que escolhem desfrutar de suas refeições em meio à natureza.

A grande atração do espaço é o A Ferro e Fogo, projeto gastronômico criado em 2015 pelo chef e que em 2019 irá receber mensalmente atrações locais e nacionais. A começar pelo final de semana do dia 27 de janeiro, quando o chef Marcos Livi se une à Maestra Churrasqueira Elizabeth Schreiner, do restaurante Meat Shop, localizado em Jurerê Internacional, e à consultora gastronômica Graciela Martins, que desde 2015 desenvolve um trabalho lúdico e de educação para crianças de todas as faixas etárias no RS e em SP. Elizabeth é veterinária e uma das maiores entendedoras da arte do assar. Já Graciela acredita na culinária da simplicidade, sem exageros ou modismos. É adepta de trocas inteligentes para despertar novos sabores nas pessoas, sempre respeitando o paladar de cada um.

Como todos os movimentos do chef envolvem além de gastronomia, cultura, a novidade deste ano fica por conta do Palco Taylor´s. A curadoria do principal Pub da cidade irá apresentar nesta primeira atividade a Banda Barba & Blues. O show, com dois blocos de uma hora, inicia ao meio dia. Com pegada eletroacústica, a banda presta tributo aos grandes mestres do blues, como Howlin’ Wolf, Muddy Waters, B.B. King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, entre outros.

Eventos semelhantes a este com atrações gastronômicas e culturais do cenário local e nacional acontecerão também nos dias 23 de fevereiro, 24 de março e 14 de abril. Mais informações, em breve nas nossas redes sociais. 

120 anos do Parador Hampel | Ação 1/12
Quando: 26 e 27 de janeiro de 2019
Quem: Marcos Livi recebe Elizabeth Schreiner e Graciela Martins
Palco Taylor´s apresenta: Banda Barba & Blues (dois blocos de 1h cada)
Hora: a partir do meio dia
Valor: R$ 120 por pessoa
Informações: 54 99692-9717

Parador Hampel
Endereço:
Rua Boca da Serra nº 445 • São Francisco de Paula – RS
Site:
paradorhampel.com
Facebook:
ParadorHampel
Instagram:
@ParadorHampel

Foto destaque: reprodução
Fonte: divulgação

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments