in , ,

Receita: Celebre o Dia Nacional da Lasanha

Prato tradicional dos brasileiros ganha duas versões diferentes

Ainda está em tempo de comemorar o Dia Nacional da Lasanha – que é hoje. E para isso, a Adria ensina duas receitas que trazem toda a versatilidade do prato.

Podendo ser preparada com diversas opções de recheio, desta vez é a costela, o brócolis e o peito de peru que entram em cena como alternativa para as sugestões.

Acompanhe o passo a passo:

Lasanha de Costela com Mandioca
(Rendimento: 15 porções | Tempo de Preparo: 2 horas)

Ingredientes:

Molho Branco
– 5 colheres (sopa) de margarina.
– 5 colheres (sopa) farinha de trigo (sem fermento).
– 2 litros de leite.

Molho de Tomate
– 4 colheres (sopa) de azeite.
– 1 cebola picada.
– 2 dentes de alho picados.
– 10 tomates sem pele, sem sementes e picados.
– 1 litro de polpa de tomate.

Recheio de Costela com Mandioca
– 1kg de costela de boi (sem osso).
– 1 cebola picada.
– 4 dentes de alho picados.
– 4 colheres (sopa) de óleo.
– 2 tabletes de caldo de carne.
– 250 g de mandioca picada.

Montagem
– 1 embalagem de Lasanha Adria (500g).
– 400g de mussarela em fatias.
– Queijo parmesão ralado.

Temperos
– Sal, pimenta-do-reino, orégano e noz-moscada a gosto.

Modo de Preparo

Recheio de Costela com Mandioca
Tempere a costela de boi com a cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e coloque a costela temperada. Deixe fritar bem. Acrescente 1 litro de água, os tabletes de caldo de carne e deixe cozinhar por 50 minutos.

Acrescente a mandioca e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo, desfie a costela e a mandioca. Reserve.

Molho Branco
Em uma panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Retire do fogo e reserve.

Molho de Tomate
Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Coloque os tomates picados, polpa de tomates e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Montagem
Em um refratário grande e fundo, monte a lasanha. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de costela com mandioca em 2.

Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca e tiras de lasanha. Repita. Finalize com o molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica
Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.


Lasanha ao Molho de Brócolis com Peito de Peru
(Rendimento: 6 porções | Tempo de preparo: 1 hora)

Ingredientes:

– 1 embalagem de Lasanha Adria (500g).
– 1 cebola picada.
– 12 tomates maduros picados, sem pele e sementes.
– 750ml de polpa de tomate.
– 1 maço de brócolis cozido (somente os buquês).
– 1 xícara (chá) de queijo cremoso.
– 150g de peito de peru em fatias finas.
– 150g de mussarela em fatias.
– 8 colheres (sopa) de azeite.
– 5 dentes de alho picados.
– 5 colheres (sopa) de margarina.
– 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.
– 2 litros de leite.
– Sal, orégano, pimenta-do-reino, noz-moscada, salsinha picada e queijo parmesão ralado a gosto.

Modo de preparo:

Molho de Tomate
Em uma panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola com 3 dentes de alho. Acrescente os tomates, a polpa de tomate, 2 xícaras (chá) de água e deixe apurar. Acerte o sal, tempere com orégano e reserve.

Molho de Brócolis
Em uma frigideira pequena, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e refogue 2 dentes de alho. Junte o brócolis, acerte o sal e tempere com salsinha. Mexa delicadamente e deixe refogar por 5 minutos.

Em uma panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o queijo cremoso e mexa até derreter. Junte o brócolis refogado, acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino, noz-moscada, misture bem e reserve.

Montagem
Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de brócolis em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de peito de peru e mussarela em 2.

Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de brócolis, fatias de peito de peru, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela e tiras de lasanha, terminando com o molho de tomate. Salpique o queijo parmesão ralado a gosto.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 10 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 5 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir. No micro-ondas, deixe a lasanha cozinhando em potência alta por 5 minutos.

Adria
Site:
 Adria
Facebook: Adria
Instagram: @adriaalimentos

Foto destaque: reprodução
Fonte: Press à Porter 

Escrito por Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments