in ,

Receita: Tiramisù

Prepare a sobremesa tradicional italiana que leva queijo mascarpone e café

Quem consegue resistir a uma sobremesa, não é mesmo? E melhor ainda se for um clássico da cozinha italiana que traz a união do queijo mascarpone com chocolate e café. Ficou curioso? Então aproveita que hoje é dia de aprender a preparar essa delícia.

O Tiramisù é mundialmente conhecido e conquistou os brasileiros graças ao seu sabor e energia. E o que garante isso ao doce é o uso do queijo mascarpone, tradicional da Lombardia, na Itália. Não conhece o queijo? Pois bem, aqui você também aprende a prepará-lo.

Ele é facilmente encontrado nos supermercados, mas se preferir fazer basta aquecer 500g de creme de leite até começar a ferver. Junte uma colher (sopa) de suco de limão e cozinhe de três a cinco minutos, até talhar. Quando começar a ficar granulado, desligue o fogo e deixe descansar por 30 minutos. Então despeje o creme dentro do escorredor forrado com pano e cubra com outro pano. Mantenha escorrendo o líquido por uma hora e leve à geladeira por cerca de oito horas.

Com o mascarpone pronto, o chef Aldo Teixeira ensina a preparar a sobremesa, que serve oito pessoas. Confira a receita abaixo:

Ingredientes:

– 6 ovos médios.
– 120g de açúcar.
– 500g de mascarpone.
– 300g biscoito champanhe.
– Café coado para molhar os biscoitos.
– Cacau a gosto para polvilhar o doce.

Modo de preparo:

Para obter o melhor resultado, é importante adotar dois pequenos truques: 15 minutos antes de iniciar o procedimento, retire o Mascarpone da geladeira. Use os ovos em temperatura ambiente.

Após isso, separe a gema da clara. Bata as claras em neve com duas colheres (sopa) de açúcar já pesado, as claras devem ter uma consistência muito densa e sólida. Reserve.

Bata a gema com o restante do açúcar até ficar homogênea, misture o queijo mascarpone e bata na batedeira por 1 minuto, se bater muito pode virar manteiga.

Misture a gema com queijo e as claras em neve, com o fuê de silicone, mas delicadamente para não perder o ponto das claras em neve. Molhe a bolacha no café, mas muito rápido, ela não pode ficar encharcada.

Montagem:

Em uma forma monte bolacha, acrescente o creme, polvilhe com o cacau, repita uma nova camada. Coloque o Tiramisù na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.

Chef Aldo Teixeira
Site:
Chef Aldo
Instagram: @chefaldoteixeira

Foto destaque: reprodução
Fonte: MD assessoria

Escrito por Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments