in ,

Receitas: Reaproveitamento de abóbora

Sugestões para aproveitar da semente à casca

Já reparou que quando preparamos uma receita normalmente jogamos fora as cascas, as sementes e outras partes de legumes, frutas e verduras? Pois bem, que tal exercitar a criatividade e aproveitar ao máximo os alimentos?

Para isso, hoje o chef executivo Rafael Carolino, da Middleby Corporation apresenta algumas sugestões de reaproveitamento de abóbora, que vão de semente assada a nhoque e até bisnaguinha!

Você confere o modo de preparo abaixo:

Abóbora Assada
(Tempo de preparo: 40 minutos)

Ingredientes:

– 1 abóbora inteira.
– Pimenta do reino.
– ½ xícara de água.
– Azeite.
– Sal.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Corte a abóbora ao meio e com o auxílio de uma colher, remova as sementes, não jogue fora, reserve. Coloque as metades da abóbora em uma forma, tempere com sal pimenta do reino e azeite nos 2 lados e deixe a abóbora com a casca virada para cima.

Adicione a água na forma e feche bem a forma com papel alumínio, dessa forma a abóbora assará mais rápido. O tempo médio para assar uma abóbora ao meio no forno é de 30 minutos, mas isso varia de acordo com o tamanho.

Quando finalizar os 30 minutos, com o auxílio de uma faca com ponta, perfure a casca, se a faca entrar com facilidade, está pronta. Remova o filme e com o auxílio de uma colher, remova toda a polpa da abóbora e reserve a casca.


 

Nhoque de abóbora com molho de tomate
(Rendimento: 2 porções | Tempo de preparo: 40 minutos)

Ingredientes:

– Metade da polpa da abóbora cozida.
– 1 gema de ovo.
– Cheiro verde a gosto.
– Pimenta do reino.
– Farinha de trigo.
– 1 lata de tomate pelado.
– 1 tomate italiano picado em cubos.
– ¼ de cenoura.
– ½ cebola.
– ½ cebola picada em cubos.
– 3 dentes de alho.
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva.
– Manjericão a gosto.
– 1 pimenta dedo de moça picada (opcional).
– Sal.

Modo de preparo:

Molho de tomate
Leve ao liquidificador, o tomate pelado, a cenoura, ½ cebola, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, algumas folhas de manjericão e tempere com sal e pimenta do reino. Bata bem até estar bem incorporado.

Aqueça em fogo médio 1 colher de sopa de azeite, adicione a cebola picada e refogue bem. Quando a cebola estiver mudando de cor, adicione o alho picado, a pimenta dedo de moça, caso opte por utiliza-la, e refogue bem.

Por último, entre com o tomate picado, refogue, adicione ao molho previamente batido do liquidificador e cozinhe por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, dessa forma teremos um molho com mais textura. Finalize com manjericão fresco.

Nhoque
Quando a polpa estiver fria, adicione a gema, cheiro verde, sal, pimenta do reino e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até ter uma textura mais firme da massa. O ponto é quando você conseguir tocar na massa sem grudar no dedo, mas cuidado, vá adicionando aos poucos e sovando, dessa forma você não adiciona farinha demais.

Divida a massa em 4 partes e enrole até ter um cilindro fino, caso a massa esteja grudando coloque um pouco de farinha nas mãos. Corte os cilindros com o auxílio de uma faca em pedaços de mais ou menos 2 dedos e mantenha-os em uma forma com farinha para que não grudem entre si.

Em uma panela, com água fervendo, adicione 1 pitada de sal e vá adicionando aos poucos o nhoque. Eles estarão prontos quando flutuarem na superfície, remova-os e coloque em outra forma com azeite. Reserve.

Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira em fogo alto e adicione uma porção de nhoque, cuidado para não sobrepor na frigideira, pois há a possibilidade de grudarem ou amassarem. Sirva os nhoques grelhados com o molho, um pouco de parmesão ralado e finalize com 1 folha de manjericão fresco.


 

Semente de abóbora assada no azeite

Ingredientes: 

– Sementes da abóbora crua.
– Azeite de oliva.
– Pimenta do reino.
– Sal.

Modo de preparo:

 Pré-aqueça o forno a 150 °C. Lave bem as sementes para remover o excesso de polpa e seque bem. Espalhe as sementes em uma forma e tempere-as com sal, pimenta do reino e azeite. O tempo pode variar, mas verifique de 10 em 10 minutos, e mexa as sementes na forma, para que assem uniformemente.

Quando estiverem douradas, tire as sementes do forno e pronto. É perfeita para usar como lanche entre as refeições, ou sobre saladas para adicionar crocância.


 

Salada de casca de abóbora
(Rende: 4 porções | Tempo de preparo: 30 minutos)

Ingredientes: 

– Casca de 1 abóbora assada e picada em cubos.
– ½ cebola roxa.
– Cheiro verde a gosto.
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva.
– 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico.
– Sementes de abóbora assadas.
– Pimenta dedo de moça (opcional).
– Pimenta do reino.
– Sal.

Modo de preparo:

Corte a cebola roxa em fatias bem finas, deixe de molho na agua gelada por 20 minutos, para que o sabor da cebola crua fique mais suave. Escorra e reserve.

Em um bowl, junte todos os ingredientes e acerte o sal. Misture bem e leve à geladeira até o consumo.

Sugestão de consumo: 

Junte essa salada como acompanhamento de folhas como alface e rúcula.


 

Bisnaguinha de abóbora
(Rendimento: 8 porções | Tempo de preparo: 2 a 3 horas, dependendo da fermentação)

Ingredientes:

– 200g de abóbora cozida sem casca e amassada (purê).
– 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente.
– 60ml de óleo vegetal.
– 60ml de leite integral.
– 420g de farinha de trigo.
– 2 colheres (sopa) de açúcar.
– 1 colher (sopa) de sal.
– ½ pacote de fermento biológico seco (5g).
– 1 gema para pincelar.
– 1 ovo.

Modo de preparo:

Leve ao liquidificador a abóbora, ovo, manteiga, óleo, o leite e bata bem até obter uma massa homogênea e lisa. Em um bowl, adicione essa mistura e junte a farinha, açúcar, sal e fermento.

Misture com o auxílio de uma colher até os ingredientes se combinarem. Sove a massa pressionando com as duas mãos e vá dobrando a massa ao meio, sove e dobre, dessa forma, você incorpora oxigênio e facilita a sova.

Quando a massa estiver uniforme, modele ela em uma bola e cubra o bowl com um pano. Deixe a massa fermentar em temperatura ambiente por 30 minutos, ou até a massa dobrar o volume e ficar macia e elástica.

Divida a massa em partes iguais, se possuir uma balança, pese em porções de 100g. Faça bolinhas com a massa dividida, cubra com um pano e deixe mais 15 minutos. Para o formato de bisnaguinha, você deve abrir a massa em um retângulo e dobrar de uma ponta a outra, tensionando a massa, para que ela fermente e não perca a forma.

O formato redondo também funciona bem com essa receita, nesse caso, pule a etapa anterior. Leve as massas em uma forma untada com manteiga e cubra novamente com um pano até a massa dobrar o volume. Não deixe as massas muito juntas, elas precisarão de espaço para crescer.

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Quando os pães tiverem dobrado de tamanho, pincele com a gema e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Esse tempo varia de forno para forno, então fique de olho na coloração do pão.

Sugestão de consumo: 

Você pode aumentar o peso da massa e fazer pães de hot dog, ou em formato redondo para pães de hambúrguer, esse pão é bem macio e é ideal para montagem de lanches.

Middleby
Site: Middleby
Instagram: @middlebydobrasil

Foto destaque: reprodução
Fonte: Tudo em Pauta

Escrito por Lueli Custódio

Formada em Psicologia. Fã de cinema, livros e séries. Uma apaixonada pela Gastronomia que decidiu se aventurar aqui por acreditar que a comida tem o poder de estabelecer vínculos. Afinal, juntar amigos e família para compartilhar uma refeição especial, é uma das melhores coisas na vida!

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments