fbpx

Tartelettes ou tortinhas?

Na França falamos tartelettes, aqui tortinhas..rs..são tortinhas doces crocantes e recheadas com o que sua criatividade permitir…os franceses apreciam muito as tartelettes com frutas, principalmente frescas, sazonais as vezes polvilhadas com um pouco de açúcar ou não.

Aqui no Brasil geralmente quando trata – se de tortinha vemos a de morango com geléia de brilho ou a de limão, mas na França o conceito da fruta é bem forte, então é possível comer de morango, mas sem geléia de brilho, mirtillo, maçã a fruta mesmo, manga, kiwi, groselha, ameixa, lá provamos até de mexerica e por ai vai. Também podemos fazer de chocolate, caramelo salgado enfim inúmeras são as combinações.

Hoje a receita é bem tranqüila, para fazer para seu bel prazer ou para aquela visita que virá mais tarde. Mãos na massa!

Ingredientes Pâte Brisée

200 gramas de farinha

½ colher de chá de sal

100 gramas de manteiga

1 ovo batido

Cerca de 2 colheres de chá de água

Modo de preparo

Peneire a farinha com o sal numa tigela e misture a manteiga com os dedos. Junte o ovo e água suficiente para dar liga. Forme uma bola, embrulhe e leve a geladeira por 30 minutos antes de usar. Depois, abra a massa em uma assadeira ou forminhas para tartelettes com os dedos ou um auxílio de um rolo.

Faça furinhos em toda massa e pré asse em 180º por volta de 8min ou asse completamente por 15 a 20 minutos…tudo dependerá do recheio escolhido e do seu forno, mas até dourar.

Recheio de Creme de Chocolate

Aqueça 100ml de creme de leite fresco com 3 gotas de extrato ou essência de baunilha, despeje sobre o 110 gramas de chocolate picado num tigela, mexa até alisar, junte 20 gramas de manteiga amolecida sem sal e mexa até esfriar e ficar uma mistura homogênea, coloque sobre as tortinhas já assadas.

Recheio de Creme de Confeiteiro e Frutas

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

3 gemas

½ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de amido de milho

1 ½ colheres (sopa) de manteiga

½ colher de (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Numa tigela coloque as gemas, metade do açúcar e mexa com um batedor de arame até formar um creme claro e homogêneo. Adicione o amido de milho e bata apenas para misturar. 
Numa panela média, junte o leite com a outra metade do açúcar, misture e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver abaixe o fogo.
Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente na mistura de gemas, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem. 
Transfira a mistura para a panela, em fogo baixo, e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e misture até derreter. Coloque na geladeira para gelar, por umas 4h, depois bata na batedeira para trazer a cremosidade. Recheie as tartelettes assadas e coloque as frutas que desejar. Aproveite e se delicie.

As fotos foram tiradas nas aulas da @fantastica.patisserie

Manda as fotos da sua produção queremos ver \o/

The following two tabs change content below.
%d blogueiros gostam disto: