in

TUCCA realiza 2ª edição do “Pão com Pão”

foto : reprodução

Com curadoria de Luiz Américo Camargo, evento reúne doze dos mais conceituados nomes da panificação paulistana

Feira de Pães e Sanduíches e oficinas, nos dias 5 e 6 de maio, no Shopping JK Iguatemi, com renda das aulas e parte das vendas da feira revertida para a instituição.

Eataly, ICI Brasserie (com Bráz e Bráz Trattoria), Miolo Padaria Artesanal (Marcos Carnero), Mocotó (Rodrigo Oliveira e Anderson Miranda), PAO (Rafael Rosa), Requinte com Rei da Broa (Marco Antônio Correa), Shimura com Levain e padeiros convidados (Rogério Shimura) e Iza Padaria Artesanal (Iza Tavares) e Papoula Ribeiro, Marco Di Roma apresentam suas criações e ministram aulas no evento  

Após o sucesso da primeira edição – que atraiu mais de 3.800 pessoas com renda revertida para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer -, a TUCCA reúne os principais nomes da panificação no “Pão com Pão” em benefício da cura do câncer infantil.

Com curadoria e consultoria de Luiz Américo Camargo, um time de peso apresenta suas receitas na Feira de Pães e Sanduíches e ministra oficinas, que serão realizadas nos dias 5 e 6 de maio, das 12h às 20h, no Shopping JK Iguatemi (3º piso), em São Paulo, com entrada gratuita. A maioria dos produtos é obtida por fermentação natural e produção artesanal. O evento é uma iniciativa dedicada a celebrar o pão em nome de uma boa causa: divulgar a mensagem da TUCCA, que completa 20 anos em 2018.

Participam do evento, as casas Eataly, ICI Brasserie (com Bráz e Bráz Trattoria), Miolo Padaria Artesanal (Marcos Carnero), Mocotó (Rodrigo Oliveira e Anderson Miranda), PAO (Rafael Rosa), Requinte com Rei da Broa e padeiros convidados (Marco Antônio Correa), Shimura com Levain e padeiros convidados (Rogério Shimura), Iza Padaria Artesanal (Iza Tavares).

É possível ajudar no tratamento de crianças e adolescentes com câncer participando das aulas, que terão renda 100% revertida para o trabalho da TUCCA . Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil, a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer completa 20 anos com mais de 3.200 pacientes assistidos, operando em parceria com o Hospital Santa Marcelina – da pesquisa e diagnóstico precoce, passando pelo tratamento multidisciplinar de excelência e capacitação de profissionais, até à meta de 100% de cura –, sem custos para as famílias e taxas de cura igualadas somente às da Europa e dos Estados Unidos

foto : reprodução

Programação completa (as oficinas terão duração de uma hora e serão ministradas pelos padeiros):

Sábado, 5/5

12h30 – Marcos Carnero, da Miolo Padaria Artesanal – Por que fazer pão? Uma aula/bate-papo, com a receita do pão jamaicano

Esta aula/ bate-papo vai emocionar os padeiros de alma.  Marcos Carnero vai falar das motivações e do sentimento de cuidar do fermento, trabalhar a massa, assar o pão, dia a dia, por anos e anos. E ilustra essa conversa com uma receita pela qual ele tem um carinho especial, o pão jamaicano feito com banana, um dos maiores sucessos da Miolo.

14h15 – Raffaele Mostaccioli – Aprendendo a reconhecer a qualidade da farinha

Como se identifica uma boa farinha? Como escolher a farinha adequada para este ou aquele pão? Eis o tema do padeiro e pizzaiolo Raffaele Mostaciolli, que unindo teoria e dicas práticas sobre absorção de água, força e outro aspectos vai revelar segredos que ajudarão seu pão a ficar ainda melhor. Você acertar muito mais na hora de fazer suas compras para futuras fornadas.

16h – Marco Di Roma, do Eataly – Como preparar uma focaccia tradicional

O padeiro italiano, responsável pela Panetteria, vai ensinar os passos e truques de uma das receitas mais famosas do Eataly, uma especialidade da Ligúria que conquistou o mundo. E, quer saber? O resultado doméstico, com as técnicas adequadas, fica fantástico (fermentação biológica)

17h45 – Rogerio Shimura – Você quer aprender a fazer schiacciata?

Rogerio Shimura, um dos padeiros mais conhecidos do Brasil, vai mostrar uma das receitas mais queridas de sua padaria. É a schiacciata, uma parente da focaccia, que se diferencia principalmente nos sabores finais e nas coberturas.  Aprenda e surpreenda os amigos com os resultados (fermentação natural e biológica).

Domingo, 6/5

12h30 – Luiz Américo Camargo – Como se programar para fazer pão de fermentação natural

Se um pão de fermentação natural leva horas para ficar pronto, como você se organiza para fazer? É o que vai mostrar o autor do livro Pão Nosso, com dicas para programar a agenda, considerando o fermento, os descansos, ilustrando as etapas com uma receita de pão de nozes. E ele garante: dá tempo de fazer pão em casa, e fica muito bom (fermentação natural).

 

14h15 – Papoula Ribeiro – Os segredos do croissant

Massa leve, textura inconfundível, sabor que nos faz viajar. Sim, é o croissant. Uma das mais prestigiadas profissionais do país, Papoula vai explicar como se faz um dos grande ícones da panificação francesa e mundial, com massa amanteigada e aquela típica delicadeza (fermentação biológica).

16h – Marco Antônio Correa – Pão doce de padoca, clássico da hora do lanche

Uma aula para reunir a família e despertar memórias do cheirinho de pão na padoca. Padeiro e professor, sócio da Requinte, Marco Antônio mostra que, em casa, com recursos básicos, é possível fazer uma deliciosa receita com sabor de boas lembranças. Uma especialidade que faz parte da tradição brasileira (fermentação biológica).

17h45 – Anderson Miranda, do Mocotó – Brioche de mandioca, um pão com estilo brasileiro

O Mocotó não é apenas um dos melhores restaurantes de cozinha brasileira. É uma das melhores padarias de estilo brasileiro. Anderson Miranda, o padeiro do restaurante/café/padaria, conta o passo a passo de um pão de origem francesa, mas reinterpretado para ter a cara do nosso país: com a mandioca como ingrediente da massa (fermentação natural e biológica).

Ao final da aula, cada ingresso dará direito a concorrer ao sorteio de um banneton (cesto para descanso do pão) e de uma lâmina de padeiro, da Banneton Brasil.

E todos os alunos com ingressos vão ganhar uma porção do fermento natural de Luiz Américo Camargo, autor do livro “Pão Nosso” e curador do evento.

Feira de Pães e Sanduíches: (entrada gratuita)

Eataly
Ici Brasserie, com Bráz e Bráz Trattoria
Miolo Padaria Artesanal | Marcos Carnero
Mocotó | Rodrigo Oliveira e Anderson Miranda
PAO | Rafael Rosa
Requinte, com Rei da Broa e padeiros convidados | Marco Antônio Correa
Shimura, com Levain e padeiros convidados | Rogério Shimura
Iza Padaria Artesanal | Iza Tavares – dia 5
Livraria da Vila

Chef pela Cura: São Paulo
Feira de Pães e Sanduíches

Data: 05 e 06 de maio de 2018 (sábado e domingo)
Hora: 12h às 20h
Local: Jardim JK – 3º piso – Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – São Paulo/SP)
Aulas expositivas: Lounge One (3º piso)
Valor por aula: R$ 90,00
Inscrições: pela plataforma Foodpass (www.foodpass.com.br) e no local do evento

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments