in

Vila Lucchese dá dicas para um jantar de massas em casa

A proposta une praticidade e economia

Uma boa alternativa de jantar entre amigos que não envolva restaurantes custosos e nem o delivery de sempre é comandar sua própria noite italiana em casa mesmo! Especialista no assunto, a rosticceria paulistana Villa Lucchese compartilha as melhores dicas e sugestões para a organização do evento. Confira:

Menu
O principal é conhecer as preferências e restrições alimentares de seus convidados para, só então, pensar no menu. Feito isso, considere que, diferente de nós, que colocamos a comida no prato de uma só vez, os italianos comem por etapas, sem pressa e apreciando o momento com descontração.

Dentre as opções de entrada fáceis e econômicas estão: salada (fuja do óbvio, acrescente frutas, grãos e molhos diferenciados), caponata (berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar), bruschetta (pão italiano com recheios diversos) ou tábua de frios.

Quanto ao prato principal, a escolha de massas recheadas – como capeletti, ravióli, rondeli ou lasanha – dispensam a necessidade de um segundo prato, considerando que tendem a saciar mais facilmente e, em geral, o recheio é substancioso. Se a pedida for por massas longas, como o espaguete ou talharim, garanta o toque especial com molhos mais elaborados – como o de queijo com vinho branco ou manteiga e sálvia. Caso nenhum convidado seja vegetariano, o segundo prato pode ser tanto carne vermelha quanto branca – sendo os assados, em geral, uma excelente escolha.

Em dúvida quanto às quantidades, considere 80g de massa e 200g de carne por pessoa.

Para a sobremesa, nada melhor do que receitas típicas italianas, como a panna cotta ou o tiramisù. Caso não tenha habilidade com o preparo de doces ou dificuldade em encontrar tais opções, aposte no brigadeiro de colher, com chocolate amargo e nozes picadas por cima, que não tem erro.

foto : divulgação

Bebidas
Nada casa tão bem com massas quanto o vinho. Para não errar, o Cabernet Sauvignon e Malbec são concentrados, com bom corpo e estrutura e combinam bem com massas em geral.
Considere uma garrafa para cada duas pessoas.

Contudo, nunca compre a quantidade exata de bebidas. Sempre alguém pode aparecer com um convidado extra ou se quiserem beber um pouco mais.

Ao comprar bebidas alcoólicas, lembre-se de que pode haver pessoas que não tomam este tipo de bebida ou alguém pode levar uma criança. Tenha sempre um suco, refrigerante e água à disposição.

Decoração
Ninguém precisa investir na decoração para receber em casa. O fundamental é que o ambiente esteja limpo e tenha capacidade para comportar, confortavelmente, os convidados. Muito mais do que gastar tempo e dinheiro decorando, o interessante é pensar na ambientação. Distribuir vasinhos de flores e velas perfumadas é mais do que o suficiente – além de charmoso.

A trilha sonora é outro diferencial que enfatiza a refeição temática. Caso não tenha muito conhecimento de música italiana, recorra às playlists do Spotify ou YouTube, mas lembre-se de não deixar o som exceder e atrapalhar a conversa. Caso passem da cozinha ou sala de jantar para a de estar, vale também deixar um filminho, sem som, rolando na televisão. Aposte em clássicos como os de Fellini ou Pasolini.

Para fechar com chave de ouro
Um licor digestivo ou café coado na hora são sempre ótimas pedidas. E não deixe a ‘neura’ tomar contar de você. Nada de querer lavar a louça ou arrumar a casa enquanto estiver recebendo. Curta o momento e deixe a organização para depois.

Villa Lucchese
Endereço: 
Rua Nova Cidade, 212 – Vila Olímpia
Site: 
www.villalucchese.com.br

Escrito por Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comments

0 comments