fbpx

VINHO CAUSA DOR DE CABEÇA? Parte 1

Esse é um tema polêmico e muitas fake news correm soltas por aí. Mas será que vinho causa mesmo dor de cabeça? E principalmente o vinho tinto?

Vamos aos fatos: muita gente fala que vinho causa dor de cabeça por causa dos sulfitos. Bom, sulfito é o conservante da bebida de Baco e todo vinho o contém – em mais ou menos quantidade. Sem sulfito, a bebida tende a perder sua vitalidade e características normais.

Sulfito ou dióxido de enxofre = conservante dos vinhos

Porém, o que pouco se fala é que muitos outros alimentos – e remédios – que consumimos, possuem mais sulfito e ninguém reclama: frutas secas, hambúrgueres, enlatados e até anestésicos. Além do vinho branco.

Então, esse primeiro mito foi por água abaixo – a menos que os alimentos que mencionei também te causem dor de cabeça, daí você é alérgico à sulfito mesmo.

Existem alguns outros fatores e compostos do vinho tinto que podem sim causar dor de cabeça. Vamos a eles:

– Histaminas – composto presente em produtos fermentados e que pode causar dor de cabeça em alérgicos. No vinho tinto sim há uma certa quantidade de histaminas. Tomar um anti-histamínico 1 hora antes de beber vinho, pode ajudar.

– Tiramina – aminoácido resultante da fermentação da uva (tem no queijo também, por exemplo). Altera a pressão sanguínea e pode ser um gatilho para pessoas que tem enxaqueca. Se você é um desses nada sortudos, o melhor é evitar vinho mesmo.

Uma das formas de evitar a dor de cabeça pode ser, mesmo, evitar vinho tinto!

A lista não termina aqui. Mas deixaremos o restante para o próximo post.

Até!

PS: Esse post não tem a intenção de recomendar ou receitar nenhum remédio. Todo medicamento só deve ser tomado após avaliação e aprovação de um médico.

The following two tabs change content below.

Claudia Melo

Latest posts by Claudia Melo (see all)

Um comentário em “VINHO CAUSA DOR DE CABEÇA? Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: