fbpx

VINHO CAUSA DOR DE CABEÇA? Parte 2

Já falamos anteriormente sobre alguns dos possíveis gatilhos que causam dores de cabeça e enxaquecas, encontrados nos vinhos – especialmente nos tintos.

Mas ainda é possível relatar 3 outros causadores de dores:

– Prostaglandinas – são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, também encontrado em vinhos. Tomar vinho pode desequilibrar a quantidade desses componentes, gerando dor de cabeça. Ibuprofenos e remédios para a dor podem aliviar o sintoma.

– Taninos – composto presente na casca das uvas tintas e que dá a cor ao vinho, além da sensação de adstringência e boca seca. Os taninos causam certo relaxamento dos vasos sanguíneos, deixando-os mais abertos, fato conhecido por causar de dor de cabeça.

Uma forma de evitar esse problema é optar por vinhos brancos ou tintos que tenham pouco tanino, como os das uvas Pinot Noir, Gamay, Tempranillo or Barbera.

Também se recomenda não beber quando estamos muito estressados. O estresse pode agravar o efeito vasorelaxante, aumentando a probabilidade de dor de cabeça – e pode explicar por que o mesmo vinho tinto não causou dor de cabeça quando você o bebeu durante as suas férias.

– E, por último, a famosa ressaca! Essa não podia ficar fora da lista. Com certeza a campeã em causadora de dor de cabeça. E o grande vilão não é o vinho, mas a falta de água durante a bebedeira!

Qualquer bebida alcoólica irá naturalmente desidratar o seu corpo. Além daquela vontade incontrolável de tomar água no dia seguinte, sua cabeça estará latejando loucamente.

Hidratar-se é sempre o melhor remédio

Então, sempre tome um copo de água entre cada taça de vinho. Garanto que a ressaca será muito mais controlada!

The following two tabs change content below.

Claudia Melo

Latest posts by Claudia Melo (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: